Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21
https://www.uia2020rio.archi/
O tema do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – UIA2020RIO destaca o papel da Arquitetura na presente realidade urbana do mundo contemporâneo, onde se expressam a diversidade e a multiplicidade das formas urbanas e dos modos de produção das cidades.
Cidades múltiplas, cheias de contrastes, de possibilidades, de desigualdades e de acertos. São muitos os mundos urbanos a exigir atenção específica, para a qual a Arquitetura, em sua ampla dimensão, tem responsabilidade jamais exagerada. Nossas ações de planejamento, de projeto e de construção interessam a todos esses mundos e sobre cada um têm repercussão.
No Brasil, de 200 milhões de habitantes, 175 milhões vivem em cidades, a noção de finitude nos impõe novos desafios na busca de preservação e da sustentabilidade das condições ambientais, claramente, mas, igual e certamente, também das condições culturais e espaciais-urbanas.
Todos vivemos uma mesma era. Um só mundo. As comunicações nos tornam instantâneos e os desdobramentos alcançam a todos.
Nesse contexto, a arquitetura enriquece sua experiência sem dogmas. A diversidade de modos de intervenção, a simbiose entre cultura popular e a dos arquitetos, a produção da nova cidade da tolerância e do reconhecimento das inúmeras contribuições e preexistências, as cidades que possam ser as respostas ao século do urbano – e que se pretende ser, também, do respeito ao meio ambiente e às necessidades das futuras gerações.
O Brasil, que possui vinte metrópoles e duas megacidades interligadas territorialmente, apresenta arquiteturas-cidades que, de certo modo, ilustram as inúmeras possibilidades da arquitetura do século 21. Arquiteturas da pobreza das favelas e do dinamismo das favelas; dos ricos enclaves e da pobreza dos conclaves; do espaço público de interação e do espaço do monofuncionalismo. Novas cidades, velhas cidades.