Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas
no Estado do Rio de Janeiro

 

Notícias

  22/12/2017

A SINDICALIZAÇÃO COMO RESPOSTA À REFORMA TRABALHISTA

Prezados/as colegas

Dirigimo-nos a vocês movidos pela esperança de que cada um, individualmente e coletivamente, enquanto categoria profissional, tenham um Feliz Natal e um promissor Ano Novo, a despeito das reformas em curso.

 

A conjuntura política, cada vez mais, exige da sociedade civil e, em particular de nós, Arquitetos e Urbanistas, atenção especial, particularmente após o surgimento extemporâneo de uma reforma trabalhista que retira da classe trabalhadora, de forma arbitrária, inconstitucional, antidemocrática e perversa, direitos trabalhistas conquistados ao longo de décadas, além da adoção de uma agenda governamental que interdita o crescimento da economia, contrariamente ao que vem sendo irresponsavelmente divulgado.

O governo alega a necessidade da reforma para fins de modernizar e gerar segurança jurídica nas relações de trabalho, face às novas tecnologias, ao novo modelo de sociedade, além de servir como novo indutor de geração de empregos que irá democratizar a relação patrão-empregado, (o combinado prevalecendo sobre o legislado), numa cínica alusão de que a luta de classes será doravante uma página virada na relação capital-trabalho.

Por essas razões e diante dos fatos, as demandas trabalhistas, que não são poucas, tendem a aumentar exponencialmente nos dois extremos, ou seja, no que se refere às adequações e conflitos relativos aos contratos de trabalho existentes, mas também no que se refere às novas contratações. Por essa razão, hoje, mais do que nunca, será necessário mantermos o sindicato de portas abertas.

Entretanto, para que isso ocorra, será necessário, não só que os profissionais se associem (se sindicalizem), mas também paguem a contribuição sindical (CSU- R$ 238,93 (valor até o dia 09/02/2018) / valor a partir de 10/02/2018 - R$265,48), a qual foi tornada opcional pela reforma. Ou seja, a opção pelo pagamento se constituirá como resposta à inviabilização dos sindicatos enquanto representação legal dos interesses da categoria.

Para fazer frente às dificuldades financeiras decorrentes da reforma , que já nos atingem de forma significativa, os boletos referentes à  CSU deverão ser emitidos pelos próprios profissionais através do nosso site www.sarj.org.br , de acordo com o seguinte “ passo a passo” :

1 – Acesse o site www.sarj.org.br a partir do dia 08/01/2018.

2 – Na barra de opções, clique em CONSULTE – Contribuição Sindical.

3 – No final do texto, clique em “Para emitir sua Contribuição clique aqui”.

4 – Uma nova janela se abrirá (SGS Consir). Informe o CPF. (Caso o CPF não esteja cadastro, realize o cadastro. Caso seja necessário atualizar dados, atualize).

5 – Caso as informações estejam corretas, clique em Prosseguir.

6 – Selecione o tipo de Contribuição – Sindical 2018.

7 – Clique em “Gerar boleto”.

8 – Em seguida, será aberta a janela para impressão. Clique em “Imprimir”.


•  Veja outras notícias
 
SARJ - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro - CNPJ 34.262.469/0001-10
Avenida Venezuela, 131  -  Salas 811 a 815  -  Saúde  -  Cep: 20081-311  -  Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2240-1181    •    WhatsApp: (61) 98361-1261    •    E-mail: secretariaexecutiva@sarj.org.br