Notícias 06/01/2017 FAU UFRJ indica cancelamento de período de 2017Na última quinta-feira a Direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ divulgou em sua página no facebook uma nota indicando a impossibilidade de abrir turmas e o cancelamento do próximo período letivo caso o quadro atual de precariedade não seja resolvido. Atualmente a faculdade está tendo aulas nos corredores e em poucas salas sem ventiladores ou ar-codicionados, devido ao incêndio ocorrido no final do ano passado.
A proposta gerou polêmica dentro da comunidade acedêmica e rendeu manchetes sensacionalistas em grandes veículos de comunicação.
Lamentamos profundamente a precariedade da atual condição da primeira faculdade de arquitetura e urbanismo do país, uma das maiores do Brasil e de referência internacional em ensino, pesquisa e extensão. Infelizmente esse não é um quadro isolado, mas uma tragédia anúnciada, consequência de anos de sucateamento dos serviços públicos em prol do pagamento de uma dívida pública nunca auditada.
Prestamos nossa solidariedade à FAU e nos colocamos à disposição para estar ao lado nas lutas.
Leia a nota na íntegra:
"NOTA DA DIREÇÃO Como apresentado em relatos anteriores, a decisão referendada na Congregação da FAU/EBA de finalizar o período 2016.2 foi tomada como um processo de transição emergencial e também como prerrogativa para cobrar ações imediatas da Reitoria na concretização de um período novo (2017.1), mais estruturado, eficiente e condizente com um curso de terceiro grau de uma Universidade Pública e Federal. Após análise da conjuntura atual e com as poucas previsões de melhoria de nosso cenário, a Congregação entendeu nesta data – 04/01/2017 – em PROPOSTA PRELIMINAR, que não há condições de nos mantermos neste quadro e que, diante disso, restará à FAU a única opção de NÃO abrir turmas no próximo período e cancelar 2017.1. Em concomitância a tal sugestão, diversas solicitações vem sendo feitas à Reitoria, assim como o planejamento de ações de impacto para sinalizar à sociedade e ao Governo Federal o estado em que os cursos alojados no edifício JMM se encontram. Com relação à Reitoria, desde dezembro de 2016 a Direção aguarda respostas sobre a equipe técnica designada para acompanhamento e implantação das obras no edifício, a conclusão das obras emergenciais, o uso do dinheiro repassado para as obras emergenciais, a possibilidade de uso do quarto andar do edifício e demais posicionamentos que pretendem assegurar o retorno adequado às aulas, sem respostas até o momento. Por esta razão, solicitamos mais uma vez todo o empenho da comunidade FAU na diligência e no esforço de finalizarmos o período de 2016.2 e trabalharmos, em conjunto, para a construção de uma luta de resgate da qualidade de nosso curso e de nossos espaços de aula no próximo período, UNIDOS numa decisão difícil, mas necessária. Que estejamos fortes para este momento, se ele for necessário. A Direção se empenhará, como sempre, em caminhar lado a lado com toda a comunidade FAU. Atenciosamente, • Veja outras notícias |
SARJ - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro - CNPJ 34.262.469/0001-10 Avenida Venezuela, 131 - Salas 811 a 815 - Saúde - Cep: 20081-311 - Rio de Janeiro / RJ Fone: (21) 2240-1181 • WhatsApp: (61) 98361-1261 • E-mail: secretariaexecutiva@sarj.org.br |