Notícias 27/04/2017 Jeferson Salazar, ex-presidente do SARJ e FNA, solicita o apoio do CAU/RJ à Greve GeralEm carta ao CAU/RJ, Jeferson Salazar, ex-presidente do SARJ e da FNA, solicita o apoio da entidade à greve geral prevista para o próximo dia 28 de abril.
Leia abaixo o conteúdo da carta na íntegra: "Caro colega e Presidente do CAU/RJ, arquiteto e urbanista Jerônimo de Moraes O Brasil passa por um momento de retrocesso impar, com a retirada de direitos conquistados ao longo da sua história e que nos remeterá, a todos os trabalhadores e trabalhadoras, aos mesmos patamares sociais do princípio do século passado ou pior do que isso.
A retirada de direitos está expressa nas reformas propostas pelo poder executivo: a terceirização indiscriminada (esta já devidamente aprovada e sancionada), a reforma trabalhista, a reforma da previdência e a MP 759. O CAU e muitas outras instituições brasileiras não estarão a salvo dos efeitos nefastos dessas reformas. Serão tempos difíceis que se avizinham e exigirão de nós muita energia, conhecimento e preparo.
Os efeitos das reformas propostas estarão presentes no cotidiano de brasileiros e brasileiras e nas instituições. No nosso caso, em particular, comprometerá os direitos trabalhistas e previdenciários dos arquitetos e urbanistas e contribuirá para ampliar ainda mais a fragilização de um mercado de trabalho já combalido, com franca desvantagem para aqueles que dependem de vender sua força de trabalho.
No plano institucional, representará queda brutal da arrecadação e dificuldades na fiscalização do exercício profissional. Cabe aqui expressar minha preocupação com o documento do Senado, intitulado TD 171, de 2015, que recomenda a desregulamentação das profissões de engenheiro e de arquiteto e urbanista, sendo inclusive base de referência para expressivo número de projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional.
Mais do que nunca precisamos ampliar nossos horizontes de ação e alianças no campo progressista, lembrando que a terceirização fragilizará as relações de trabalho não só dos arquitetos e urbanistas, mas de todos os trabalhadores brasileiros.
Face ao exposto, reafirmo a necessidade de uma grande manifestação da sociedade brasileira contra reformas que desmontam o estado nacional e retiram direitos. E é neste sentido que escrevo ao colega: para solicitar que o CAU/RJ se junte à sociedade apoiando a greve geral prevista para o próximo dia 28 de abril. Ou, ainda, que na impossibilidade de uma manifestação pública de apoio, que seja cancelado o expediente neste dia de luta do povo brasileiro.
Com nossas cordiais saudações
Jeferson Salazar"
Imprensa SARJ
• Veja outras notícias |
SARJ - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro - CNPJ 34.262.469/0001-10 Avenida Venezuela, 131 - Salas 811 a 815 - Saúde - Cep: 20081-311 - Rio de Janeiro / RJ Fone: (21) 2240-1181 • WhatsApp: (61) 98361-1261 • E-mail: secretariaexecutiva@sarj.org.br |